Spotify inicia guerra contra a Apple na Comissão Europeia

Spotify declarou que apresentou uma queixa à Comissão Europeia contra a Apple. A Spotify está acusa a Apple por comportamento anti-concorrência e discriminatório em relação à operação da App Store.

Segundo a Spotify, a Apple vem insistentemente feito ações com o objetivo de dificultar as empresas como a Spotify. Impede fornecer serviços aos seus clientes. A Spotify entregou um histórico de eventos desde 2010. Neste ano a Spotify acredita que a Apple começou a mudar as diretrizes para sua App Store.

A Briga entre as gigantes da música

O histórico de eventos acaba por descrever questões mais sérias. Onde a Apple desaprovou sistemas de pagamento alternativos dentro de aplicações na App Store.  Forçou os programadores a usar o seu próprio sistema de pagamento do iTunes. Acontece que a Apple cobra uma taxa  de 30%, conforme a reclamação. Ao optar por não usar esse sistema, o Spotify não podia mais permitir que seus clientes fizessem upgrade para os planos premium através da própria aplicação.

A Apple eventualmente também impediu os programadores de fornecer links para sistemas de pagamento externos.  Até mesmo de direcionar os sistemas de pagamento alternativos dentro das suas aplicações. Depois, houve outros problemas, em que a Apple não permitia que o Spotify tivesse uma aplicação no Apple Watch ou que possa interagir com a Siri. Mesmo quando o HomePod foi lançado, não havia suporte para serviços como o Spotify, mais uma vez uma questão que a empresa afirma que não é justa.

Os Meios de Pagamento - o X da Questão

O principal problema aqui é que a Apple não apenas opera a App Store, mas também a concorrente do Spotify na forma da Apple Music. A Apple Music não precisa pagar as taxas da Apple. Logo, durante o pouco tempo em que o Spotify usou o sistema de pagamento da Apple, eles tiveram que aumentar o preço, o que fez com que a Apple Music parecesse o melhor negócio. (Desde então, o Spotify voltou a oferecer assinaturas apenas por meio de seu site.)

Claro, o Spotify não é o único que é prejudicado pelas práticas da Apple. A Amazon, notoriamente, não permite que os usuários comprem livros através de seu aplicativo Kindle no iOS porque não quer dar à Apple a taxa de 30% em cada livro. Recentemente, a Netflix parou de permitir que os utilizadores do iOS assinassem os seus planos através da aplicação. a Netflix também não quis continuar a pagar a alta taxa da Apple.

Enquanto isso, outros programadores também se queixaram das diretrizes da Apple. Em constante evolução da App Store, que são alterados à vontade pela Apple. Muitas vezes para atender os seus próprios interesses, com a alegação de que é para melhorar a experiência do utilizador.

Por exemplo, algumas aplicações estão misteriosamente isentas do imposto da Apple, incluindo grandes nomes como o Uber. A Uber permite que você faça pagamentos dentro do aplicativo sem usar o sistema da Apple.

Spotify não esta processando a Apple à procura de uma indenização. Em vez disso, a empresa está solicitando a criação de um conjunto justo de regras para todos na App Store. O que obrigatoriamente deverá incluir a própria Apple. Além disso, os consumidores devem ter a opção de usar qualquer sistema de pagamento que desejarem nas aplicações. E que os programadores não sejam impedidos de se comunicar com os seus utilizadores quando se trata de marketing e promoções.

Agora, temos de esperar para saber qual será a posição da Comissão Europeia sobre isto.