A internet 5G em redes móveis, já e realidade na Coreia do Sul. O país lança as primeiras redes móveis 5G na sexta-feira. Tornando-se o primeiro país do mundo a lançar a nova internet 5G para os consumidores. No entanto, como seria de esperar, os planos variam entre os 50 dólares e os 110 dólares. Sendo que não há planos ilimitados de dados.
As comunicações super-rápidas anunciadas pela tecnologia sem fio de quinta geração irão sustentar tudo. Desde torradeiras a telefones. Carros elétricos para redes elétricas, tudo o que possa ser ligado à internet, terá a vida facilitada com esta nova rede.
Mas enquanto a Coreia do Sul ganhou a corrida para ser o primeiro a fornecer a experiência do usuário em internet 5g. Passou desta forma e a fazer parte da grande batalha tecnológica travada entre Estados Unidos e a China. Além disso, fez com que empresas gigantes da tecnologia, incluindo a Huawei, virassem alvo de questões jurídicas internacionais . Há muito que a Coreia do Sul tem uma reputação de proeza técnica. Seul tornou o lançamento do 5G uma prioridade.Uma vez que procura estimular o crescimento econômico do país, nomeadamente no segmento tecnológico que tem perdido para a China.
O sistema trará smartphones com conectividade quase instantânea. 20 vezes mais rápido do que o 4G existente . Permitindo que os usuários baixem filmes inteiros em menos de um segundo. Da mesma forma que o 3G permitiu o acesso difundido à web móvel e o 4G fez com que novas aplicações funcionem, das mídias sociais ao Uber. A internet 5G anunciará um novo nível de conectividade, potencializado pela velocidade.
É crucial para o futuro desenvolvimento de dispositivos que vão desde veículos autônomos que enviam tráfego de dados entre si em tempo real. Até robôs industriais, drones e outros elementos da Internet das Coisas.
Isso faz parte da infraestrutura do futuro. Espera-se que o padrão internet 5G traga US$565 mil milhões em benefícios econômicos globais até 2034. De acordo com o Sistema Global para Comunicações Móveis, com sede em Londres, uma aliança da indústria.
Então e a guerra entre a China e os EUA?
Mas as implicações colocaram Washington contra Pequim em um impasse cada vez mais amargo.
Os EUA pressionaram seus aliados e grandes economias para evitar soluções que usem a internet 5G da gigante de telecomunicações chinesa Huawei. Citando riscos de segurança que backdoors tecnológicos poderiam dar a Pequim. Acesso a utilitários conectados em 5G e outros componentes.
No entanto, não há grandes dúvidas que são as tecnológicas chinesa que dominam e estão na linha da frente no desenvolvimento da internet 5G. A Huawei, líder global, registrou 1.529 patentes 5G, de acordo com a empresa de análise de dados IPlytics.
Combinado com os fabricantes ZTE e Oppo, além da Academia Chinesa de Tecnologia de Telecomunicações. As entidades chinesas possuem um total de 3.400 patentes, mais de um terço do total de patentes relacionadas com o 5G.
Em segundo está a Coreia do Sul, com 2051 patentes registadas pelas suas empresas, enquanto os EUA contam com 1368 patentes. Apenas 29 patentes a menos que todas as patentes 5G registadas pela Nokia.
Os custos ainda são elevados
Mais de três milhões de sul-coreanos mudarão para a internet 5G até o final deste ano, prevê o vice-presidente do KT, Lee Pil-jae.
Até agora, nenhuma rede móvel oferecia acesso a internet 5G em todo o país. Nos EUA, os hotspots em algumas cidades selecionadas ofereceram velocidades de 5G, mas apenas via Wi-Fi. Enquanto a empresa do Qatar Ooredoo diz que oferece serviços 5G em Doha e arredores – mas não possui dispositivos disponíveis para usá-los.
A Verizon, operadora de redes dos EUA, lançará serviços de quinta geração para redes móveis em Chicago e Minneapolis. Com expansão prevista a mais de 30 cidades até ao final do ano. Espera-se também que o Japão faça uma implantação limitada em 2019. Antes que os serviços completos comecem a tempo para as Olimpíadas de Tóquio.
O custo provavelmente será uma barreira para a adesão do usuário de redes móveis. Segundo os analistas, já que a versão mais barata do novo aparelho Samsung Galaxy custará 1,39 milhão de won (US $ 1.200). “Embora existam muitos smartphones 4G baratos abaixo de US $ 300. Os telefones 5G da Samsung estão bem acima de US $ 1 mil. Isso poderá ser um grande ponto negativo para os consumidores mais experientes”, disse um representante da KT à AFP.
Felizmente a Xiaomi já anunciou o Mi Mix 5G por 599€. No entanto ainda não está disponível. Mas são este tipo de dispositivos que serão os grandes impulsionadores da tecnologia 5G.
Para saber mais sobre tecnologia de celulares visite nosso blog blog BHCell