As pressões do FBI a Apple desbloquear iphone de criminosos não são de agora mas o mais recente caso do atirador da Base Naval acenderam a guerra.A Apple tem mostrado que não cede nem abre exceções à sua política de privacidade.
O mais recente caso do atirador da Base Naval, crime ocorrido na Flórida que fez três mortos obrigou o FBI a pedir à Apple desbloquear iPhone do alegado suspeito – Mohammed Saeed Alshamrani. É em prol do bem comum, da defesa de quem já não está aqui para se defender mas nem estes argumentos parecem ser suficientes para a Apple considerar a sua política de privacidade.
O tribunal deu luz verde ao FBI para revistar os smartphones mas sem as senhas os investigadores nada podem avançar. Por esse fato, o FBI enviou uma carta esta segunda-feira à Apple e aguarda-se o desfecho.
Desbloquear Iphone - Segurança e Privacidade
Segurança e privacidade são as questões envolvidas nesta guerra que pode mais uma vez ser ganha pela Apple. Segurança, defesa e ainda o desvendar dos crimes é o que move estes polícias que tentam por todos os meios possíveis encaixar as peças do quebra cabeça que lhes chegam às mãos mas que enfrentam estas questões morais e políticas de privacidade.
Foi há quatro anos que o FBI pediu a colaboração da Apple para desbloquear iphone de um alegado terrorista e de um suspeito traficante de droga mas os pedidos não surtiram efeito. A Apple não abriu mão do seu compromisso com os seus clientes. Em ambos os casos, o FBI acabou por contar com a ajuda de uma empresa privada.
Neste mais recente caso a Apple já tinha garantido que cooperou com as autoridades e deu todas as informações de que dispunha. Será que após a publicação da carta ira desbloquear iPhone abrindo mão dos seus princípios?
Já o FBI não comentou o caso.
A BH CELL sua assistência Técnica Apple em BH, continuará a informar tudo sobra a fabricante do iphone.